Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8.75" single
A monitoração do áudio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.
Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.
Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.
Monitores para gravação
Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.
Monitores para mixagem
Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.
Posicionamento dos monitores
As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.
ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:
The HR824mk2 from Mackie is a high-quality active two-way studio monitor, perfect for stereo or surround mixing applications. The monitor is THX pm3-certified, great for creating high-definition audio for video, film, and video game projects. The monitor has an 8.75" low-distortion woofer and a 1" titanium dome tweeter to provide clear, lifelike sound across a full frequency spectrum. Internal amplifiers provide 250W of total power for a strong performance
The cast-aluminum Zero Edge Baffle keeps diffraction to a minimum for excellent imaging, while the optimized waveguide provides a wide sweet spot, and the internal cabinet damping eliminates midrange artifacts.
The cabinet is OmniMount ready, allowing it to be mounted easily on a wall or ceiling.The rear panel of the cabinet has XLR, TRS, and RCA input connectors for compatibility with virtually any audio gear you can throw at it. Controls for LF and HF filters, along with acoustic space matching allow you to customize the monitor to your specific workspace for optimum performance.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
ÍTENS INCLUÍDOS:
Driver de Baixa Frequência | 8.75 (222mm) Die-Cast Magnesium Woofer with 1.6 Voice Coil |
Driver de Alta Frequência | 1 (25mm) Titanium Dome Tweeter with Polymer Suspension and Neodymium Magnet |
Amplificador de Baixa Frequência | 150W |
Amplificador de Alta Frequência | 100W |
Crossover | Modified Linkwitz-Riley, 24dB/Octave @ 1.9kHz |
Gama de Frequência | 37Hz - 20kHz, ±1.5dB |
Nível de Pressão de Som Máximo (SPL) | 91dB |
Conectores | 1 x Entrada de Alimentação AC 1 x Entrada XLR 1 x Entrada 1/4 TRS 1 x Entrada RCA |
Impedância de Entrada | 20 kOhms, Balanceado 10 kOhms, não-balanceado |
Controles e Indicadores | 1 x Controle de Sensibilidade de Entrada 1 x 3-Way Interruptor de Seletor de Espaço Acústico 1 x LF Filter Switch 1 x HF Filter Switch 1 x Botão de Ligar |
Blindagem | Sim |
Dimensões | 427 x 274 x 351mm |
Peso | 15,7kg |