Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 8" single
A monitoração do aúdio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.
Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aprelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.
Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.
Monitores para gravação
Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.
Monitores para mixagem
Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.
Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.
Posicionamento dos monitores
As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.
As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.
Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.
O Monitor de Estúdio Amplificado de Duas Vias JBL LSR308 de 8" consiste em um monitor de referência biamplificado com um transdutor de baixa frequência com blindagem magnética de 8" e transdutor de alta frequência de domo macio de 1". O monitor conta com a tecnologia Image Control Waveguide da JBL para reprodução de áudio precisa. Ele também tem design de porta Slip Stream da JBL para uma resposta de graves melhor.
O LSR308 é equipado com um seletor de corte LF e um seletor de corte HF e também dois amplificadores classe D de 56W para ambos os drivers. Para garantir conectividade flexível, a JBL incluiu uma entrada XLR balanceada e uma entrada TRS balanceada de 1/4", ambas com controle de nível dentado. Outros recursos incluem design de monitor LSR (Linear Spatial Reference) da JBL para reprodução de áudio precisa e um seletor de sensibilidade de entrada que garante compatibilidade com uma gama de fontes de sinal.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Tecnologia Image Control Waveguide
A tecnologia Image Control Waveguide foi desenvolvida para o carro chefe da JBL, o Monitor de Referência M2 Master e foi incluída no LSR308. O design de patente pendente do Image Control Waveguide controla de modo preciso o som que emana do monitor nos planos vertical e horizontal garantindo que a apresentação na posição de escuta seja neutra e precisa.
Transdutores JBL
O woofer curso longo do monitor e o tweeter de neodímio composto trançado amortecido são ambos feitos para reproduzir os transientes poderosos e a microdinâmica do seu mix. Estes drivers oferecem graves profundos e resposta de alta frequência precisa além da capacidade auditiva humana.
Porta de Baixa Frequência Slip Stream Patenteada da JBL
O design de porta de baixa frequência Slip Stream patenteado da JBL trabalha junto com o woofer para produzir resposta de grave profundo em todos os níveis de reprodução. O formato de largura dupla da porta É projetado com precisão para maior extensão de baixa frequência e turbulência reduzida.
Amplificadores Classe D Eficientes
Os eficientes amplificadores classe D de 56W do LSR308 oferecem potência suficiente para gerar headroom dinâmico e saída necessários para os estilos de produção mais exigentes.
Entradas Balanceadas Profissionais
Entradas TRS de 1/4" (6,35mm) e XLR balanceadas dão a você as opções TRS que você precisa para conectar LSR308 a qualquer fonte de sinal enquanto mantém a qualidade de sinal profissional.
Sensibilidade de Entrada Selecionável
O seletor de sensibilidade de -10dB/+4dB garante a compatibilidade com uma ampla gama de fontes de sinais, permitindo que você conecte o LSR308 a um equipamento profissional de alta saída sem perigo de sobrecarga de entrada.
Seletores de corte LF e HF
Seletores de corte LF (Low Frequency) e HF (High Frequency) oferecem o máximo controle sobre o som do LSR308 em seu ambiente. Use estes seletores para fazer a sintonia fina da quantidade de graves e agudos que você ouve para compensar a acústica do ambiente, programar material e seu gosto pessoal.
Teste de Potência de 100 Horas
Antes de ser um design para produção, cada modelo do LSR308 é submetido ao rigoroso teste de potência de 100 horas da JBL, no qual o monitor deve reproduzir áudio continuamente com saída máxima por 100 horas sem falhas. Este teste garante que todos os monitores LSR308 ofereçam anos de performance confiável.
Design LSR
O design LSR (Linear Spatial Reference) da JBL requer 72 medidas gerando 1200 vezes mais dados. Isso permite que a JBL produza um monitor que soa corretamente em qualquer espaço de trabalho. Com o design LSR, o LSR308 é capaz de oferecer reprodução de áudio precisa independente do tamanho e formato do seu ambiente.
Pesquisa e Desenvolvimento
A performance impressionante do LSR308 é um resultado direto da tecnologia da JBL usada para desenvolver o Monitor de Referência M2 Master Reference Monitor, carro-chefe da companhia.
ÍTENS INCLUÍDOS:
Faixa de Frequência | 37Hz - 24kHz |
Max Peak SPL | SPL Ponderada em C de 112dB |
Pico Máximo de Entrada | +23 dBu |
Tamanho do Drive de Baixa Frequência | 8 polegadas (203mm) |
Tamanho do Driver HF | 1 polegada (25mm) |
Amplificador de Potência do Drive de Baixa Frequência | Classe D de 56W |
Amp de Potência do Driver de Alta Frequência | Classe D de 56W |
Controle de Corte de Baixa Frequência | +2dB 0dB -2dB |
Controle de Corte de Alta Frequência | +2dB 0dB -2dB |
Sensibilidade de Entrada Selecionável | -10dB +4dB |
Entradas Balanceadas | 1 XLR de 3 pinos 1 TRS de 1/4 (6,35mm) |
Voltagem de Entrada AC | AC 100 - 240 V ± 10% (50/60Hz) |
Dimensões (LxAxP) | 254 x 419 x 308mm |
Peso | 8,6kg |