Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6,5" single
A monitoração do aúdio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.
Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.
Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.
Monitores para gravação
Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.
Monitores para mixagem
Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.
Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.
Posicionamento dos monitores
As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.
ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:
O Monitor de Estúdio Amplificado HS7 da Yamaha consiste em um monitor biamplificado projetado para uma reprodução de som precisa. Ele fornece até 95W de saída total, possui um woofer de 6,5 polegadas e um tweeter de 1 polegada com guia de onda que pode reproduzir frequências de até 30kHz. O HS7 possui entradas XLR e TRS de 1/4" que aceitam sinais balanceados ou não balanceados para a integração com uma ampla gama de configurações de estúdio.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Gabinete com Design de Baixa Ressonância
Os gabinetes da Série HS foram projetados para eliminar a ressonância indesejada e aumentar a precisão da reprodução sonora no seu limite mais extremo. Os gabinetes são construídos de MDF denso com uma resposta acústica amortecida. Os engenheiros da Série HS também empregaram a técnica tradicional de junta de 3 encaixes. Comum em design arquitetônico, essa construção prende os cantos do gabinete, melhorando a durabilidade e eliminando ressonâncias indesejadas que possam influenciar o som geral.
Tecnologia de Redução de Ruído
O design de porta do monitor pode ter grande influência na clareza do som geral. Normalmente, um turbilhão nas extremidades da porta gera vibrações de ar na parte interior da porta, causando um ruído indesejado. Com a utilização de uma tecnologia de redução de ruído que possui uma análise da representação visual do som, os engenheiros da Yamaha foram capazes de controlar e reduzir esse turbilhão. Com essa análise, a Yamaha obteve um design de porta que reduz o ruído em até 6dB.
Controles e Conectividade
Os modelos de amplo alcance da Série HS possuem dois controles de resposta com ajustes que permitem adequar-se à superfície acústica de salas que variam em formato e tamanho. O ROOM CONTROL (controle de sala) permite atenuar o grave exagerado e artificial que normalmente ocorre com monitores posicionados próximos a paredes, e o HIGH TRIM (corte de agudos) permite um controle mais flexível da resposta de altas frequências. Para entradas, os monitores de amplo alcance HS podem receber uma variedade de fontes balanceadas ou não, como mixers, teclados e interfaces de áudio com jacks XLR e TRS tipo fone.
Tipo de Sistema | Monitor biamplificado de estúdio de 2 vias |
Resposta de Frequência | 43Hz a 30kHz |
Frequência de Crossover | 2kHz |
Transdutor | LF (baixa frequência): cônico de 6,5 (127mm) HF (alta frequência): de domo de 1 (25mm) |
Potência de Saída | Total: 95W LF (baixa frequência): 60W HF (alta frequência): 35W |
Sensibilidade de Entrada | -10 dBu / 10 k? |
Entradas | 1 balanceada tipo XLR3-31 1 TRS balanceada de 1/4 (6,35mm) |
Controles | Controle de nível (+4 dB/clique no centro) EQ: seletor de corte de agudos (+/- 2 dB a HF) Seletor de controle de ambiente (0, -2, -4 dB sob 500Hz) |
Indicadores | 1 de Ligado, LED branco |
Consumo de Energia | 55W |
Gabinete | Tipo: bass-reflex Material: MDF |
Dimensões (LxAxC) | 210 x 332 x 284mm |
Peso | 8,2kg |