Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 5.25" single
A monitoração do áudio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.
Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.
Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.
Monitores para gravação
Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.
Monitores para mixagem
Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.
Posicionamento dos monitores
As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.
ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:
O falante de monitor de 2 vias KH 120 carrega décadas de experiência em áudio profissional da Neumannem um design compacto que é ideal para uso como um monitor de campo próximo principal ou como um monitor traseiro em sistemas maiores. O falante possui um woofer cônico sanduíche composto de 5,25" e um tweeter de domo em tecido de titânio de 1" oferecem áudio nítido e natural com uma ampla resposta de frequência. Portas grandes no gabinete ajudam a estender a resposta de graves e um guia de onda elíptico MMD no tweeter oferece um amplo ponto de maior eficiência.
O gabinete é feito em alumínio durável pintado. Ele possui paredes não paralelas para reduzir as ondas estacionárias internas e um painel frontal de peça única para difração reduzida e resposta mais suave de frequência. Uma grade em metal robusta protege os elementos do falante contra danos. O gabinete é também magneticamente blindado para uso seguro próximo a monitores de vídeo e outros eletrônicos.
O falante possui uma entrada XLR que oferece ampla compatibilidade com dispositivos e sistemas de áudio profissional. Controles acústicos permitem ajustar os graves, médios e os agudos permitindo modificar a performance do falante de acordo com o seu ambiente. Poderosos amplificadores analógicos oferecem uma potência de pico combinada de 180W para oferecer uma performance forte com amplo headroom e excelente resposta transiente. O falante possui pontos de montagem integrados para instalação versátil. Também possui uma fonte de alimentação universal para uso internacional conveniente.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Design Compacto
O design compacto do falante é ideal para uso como um monitor de campo próximo primário ou como um monitor traseiro em sistemas maiores
Drivers Premium
Um woofer cônico sanduíche composto de 5,25" e um tweeter de domo em tecido de titânio de 1" oferecem áudio nítido e natural com uma ampla resposta de frequência. Limites de pico eletrônicos separados e circuito de proteção térmica são integrados
Portas de Graves
Um par de portas grandes na frente do gabinete ajuda a estender a resposta de graves e reduzir a compressão
Guia de Onda Elíptica
O guia de onda elíptico de dispersão matematicamente moldada (MMD) em torno do tweeter oferece uma resposta suave fora do eixo, oferecendo uma dispersão horizontal ampla e uma dispersão vertical estreita para criar um amplo ponto de maior eficiência e reduzir os reflexos
Gabinete em Alumínio
O gabinete em alumínio pintado minimiza as ressonâncias e oferece excelente dissipação de calor para uma longa vida útil. O gabinete possui paredes não paralelas para minimizar ondas estacionárias internas e um painel frontal de peça única sem descontinuidades para reduzir a difração e oferece uma resposta suave de frequência
Grade em Metal
Uma grade em metal robusta protege os elementos do falante contra danos
Magneticamente Blindado
O falante é magneticamente blindado para uso seguro próximo a monitores de vídeo e outros eletrônicos
Entrada Padrão
A entrada XLR padrão oferece ampla compatibilidade com dispositivos e sistemas de áudio profissional
Controles Acústicos
Controles acústicos de 4 modos permitem ajustar os graves, médios e os agudos permitindo modificar a performance do falante de acordo com o seu ambiente
Amplificadores Analógicos
Poderosos amplificadores analógicos oferecem uma potência de pico combinada de 180W para oferecer uma performance forte com amplo headroom e excelente resposta transiente
Consistência na Produção
Cada falante foi feito de acordo com especificações precisas para que qualquer KH 120 possa ser pareado com qualquer outro KH 120 com resultados excelentes
Logo de 2 Cores
A logo da Neumann de 2 cores exibe o status de operação e indica a ativação do sistema de proteção interno. A logo também pode ter seu brilho diminuído para ambientes de pouca luz
Controles de Entrada e Saída
Controles de nível de saída e ganho de entrada oferece interação versátil com fontes de sinal
Seletor de Aterramento
Um seletor de aterramento permite eliminar o ruído causado pelo aterramento
Opções de Montagem
O falante possui um par de pontos de montagem M8 no painel traseiro. Vários outros acessórios de montagem estão disponíveis separadamente
Alimentação Universal
A fonte de alimentação universal permite uso conveniente no mundo todo
ÍTENS INCLUÍDOS:
Driver de Baixa Frequência | Woofer sanduíche composto de 5,25 (133mm) |
Driver de Alta Frequência | Tweeter em domo de tecido de titânio de 1 (25mm) |
Amplificador | Graves: 50W, 80W de pico Agudos: 50W, 80W de pico |
Crossover | 2kHz, 24dB/oitava, 4ª ordem |
Faixa de Frequência | 52Hz - 21kHz ±3dB |
Nível Máximo de Pressão Sonora (SPL) | 111.1dB |
Impedância de Entrada | 10 kOhms |
Ganho de Entrada | 0 a -15dBu |
Nível de Saída | 94, 100, 108 e 114dB |
CMRR | > 56dB a 15kHz |
Equalização | Seletores de 4 posições para agudos, médios e graves |
Conectores | 1 entrada XLR 1 entrada de alimentação |
Gabinete | Alumínio pintado |
Indicadores | Logo d aNeumann iluminado nas cores vermelha/branca |
Blindagem | Sim |
Proteção | Limites de graves e agudos, superaquecimento |
Requisitos de Alimentação | 100-240V AC, 50/60Hz |
Consumo de Energia | Ocioso: 20W Potência máxima: 200W |
Temperatura Operacional | 10 to 40°C Umidade relativa de < 90% |
Dimensões (AxLxP) | 277 x 182 x 220mm |
Peso | 6,2kg |