Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 5.25" par
A monitoração do áudio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.
Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.
Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.
Monitores para gravação
Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.
Monitores para mixagem
Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.
Posicionamento dos monitores
As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.
ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:
The B1030A from Behringer is an active 2-way studio monitor speaker, ideal for use in small home, project, or mobile studios. The cabinet houses a 5.25" long-throw Kevlar woofer and an ultra-high resolution 1" dome tweeter to provide crisp, natural audio with a wide frequency response. Advanced waveguide technology provides a wide sweet spot, providing great results no matter where the speaker is placed.
For a strong, distortion-free performance, the monitor has dedicated Class A/B amplifiers for each driver; 50W for the bass and 25W for the treble. A high-precision crossover network ensures that each driver section performs to its maximum potential. The rear panel has XLR, RCA, and 1/4" input connectors, letting you connect to virtually any sound system. A variety of controls on the rear panel let you adjust the monitor"s volume and tone, and even compensate for the speaker"s position within a room. The universal power supply makes it easy to use the monitor internationally, while magnetic shielding provides safe use near video monitors and other electronic devices.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
ÍTENS INCLUÍDOS:
Driver de Baixa Frequência | 5.25 (133mm) Kevlar Woofer |
Driver de Alta Frequência | 1 (25mm) Dome Tweeter |
Amplificador LF | 50W |
Amplificador de Alta Frequência | 25W |
Crossover | 4.3 kHz, 4ª ordem Linkwitz-Riley |
Faixa de Frequência | 50Hz - 20kHz |
Nível Máximo de Pressão Sonora (SPL) | 110 dB |
Conectores | 1 x Entrada de Alimentação 1 x Entrada XLR 1 x Entrada 1/4 1 x Entrada RCA |
Impedância de Entrada | 10 kOhms |
Conectores e Indicadores | 1 x Botão de Controle de Volume 1 x Ajuste de Controle HF 1 x Ajuste de Controle LF 1 x Controle de Compensação de Room 1 x Interruptor de Ligar |
Blindagem | Sim |
Dimensões | 288 x 198 x 280mm |
Peso | 5,5kg |