GENELEC 6010B

Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 3" single

GENELEC 6010B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 3" single
zoom
GENELEC 6010B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 3" single - foto 1
GENELEC 6010B  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 3" single - foto 2

A monitoração do áudio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.

Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aparelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.

Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.

Monitores para gravação

Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.

Monitores para mixagem

Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.

Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.

Posicionamento dos monitores

As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.

ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:

Este Monitor de Estúdio Ativo de Duas Vias 6010B de 3" da Genelec consiste em um produto que oferece reprodução de som precisa em um formato muito compacto. É excelente em ambientes pequenos onde o ouvinte fica bem próximo. Seu gabinete de alumínio moldado tem uma forma arredondada que minimiza as distorções causadas pela difração de canto. O tweeter de domo de metal é envolto por um Directivity Controlled Waveguide, que ajuda a criar uma resposta homogênea ao ouvir no eixo e fora do eixo.

O 6010B é feito com tecnologia ISS (Intelligent Signal Sensing) que ativa automaticamente o monitor quando um sinal de áudio é detectado e coloca-o em Modo Standby quando nenhum sinal estiver presente, reduzindo o consumo de energia para menos de 0,5W. O 6010B tem um amplificador de baixa frequência de 12W para seu woofer de 3" e um amplificador de alta frequência de 12W para seu tweeter de 3/4". 

A resposta de graves é expandida por uma porta bass-reflex traseira e um subwoofer Genelec 5040 ativo disponível separadamente pode ser usado para monitorar um gama maior de frequências . Sozinho, o 6010B atinge uma resposta de frequência de 73Hz a 21kHz (-3dB).

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  • Uma base de mesa Iso-Pod inclusa isola o monitor de vibrações e permite que você incline a posição para cima e para baixo.
  • Ideal para instalações multimídia profissionais, aplicações de som surround e sistemas de entretenimento.
  • A entrada RCA é compatível com uma ampla gama de equipamentos, de players de música portáteis a placas de som convencionais de computador e vários cabos de conexão estão incluídos.
  • Os controles de tom na parte traseira permitem que você otimize o monitor de acordo com seu ambiente.
  • Diversas opções de montagem: Suporte de parede incluso, rosca de 3/8" e orifícios rosqueados para suportes Omnimount, VESA e Sanus.
  • Acessórios de montagem compatíveis estão disponíveis separadamente.
  • Filtros de crossover ativos.
  • Circuito de proteção automática
  • Projetado pela Genelec e Harri Koskinen

ÍTENS INCLUÍDOS:

  • Genelec 6010B - Monitor de Estúdio Ativo de Duas Vias de 3"
  • Base de mesa Iso-Pod
  • Suporte de parede
  • Cabo de 3,5mm para RCA duplo
  • Cabo RCA para RCA
  • Cabo de alimentação

 
Entradas1 RCA não balanceada
Resposta de Frequência74Hz a 18kHz (± 2,5dB) 73Hz a 21kHz (-3dB)
Frequência de Crossover3.0kHz
Amplificador de Baixa Frequência12W
Amplificador de Alta Frequência12W
Máx. SPL93dB
Driver de Baixa Frequência3 polegadas (76mm)
Driver de Alta Frequência0,75 (19mm), como de metal
ControlesSeletor liga/desliga Tilt de graves: desativado, -2dB, -4dB, -6dB Desktop: desativado, ativado (-4dB a 200Hz)
Opções de MontagemDe mesa (com Iso-Pod incluso) Rosca de 3/8 traseira Orifícios rosquados para suportes Omnimount, VESA e Sanus
AlimentaçãoFonte de alimentação (AC): apenas 120V
Consumo de EnergiaStandby: <0.5W Inativo: 5W Saída total: 35W
Dimensões (A x L x P)Com Iso-Pod: 195 x 121 x 114mm 181 x 121 x 114mm)
Peso1,4kg
Compartilhe:
Faça seu pedido / orçamento
sob consulta
Genelec
Genelec

Veja também:

ver orçamento