MACKIE MR6-MK3

Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6,5" single

MACKIE MR6-MK3  Caixa de som amplificada - monitor de estúdio 6,5" single
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A monitoração do aúdio no estúdio se dá através de amplificadores e caixas de som. Manter a mesma sonoridade obtida no estúdio, em outros equipamentos, sem perder o equilíbrio entre os timbres mixados não é uma tarefa fácil. Por isso a importância de se utilizar um bom monitor de áudio. O bom monitor é aquele de som mais puro, que mantém a sonoridade original, sem sobrecarregar certas frequências.

Se for utilizado, por exemplo, monitores com grave extra, a tendência é a moderação nos graves, durante a mixagem. Quando o resultado final for reproduzido em outros aprelhos, ficará a sensação da falta de graves, ou seja, as mesmas frequências exageradas desses alto-falantes são as mesmas que vão fazer falta em outros monitores.

Normalmente são utilizados dois tipos de monitores no estúdio: para gravação e para mixagem. Um único sistema pode desempenhar os dois papéis, mesmo que com menos versatilidade. A gravação demanda um amplificador e um par de caixas possantes e robustas, capazes de suportar fortes picos de sinal. A mixagem pede um sistema mais delicado, com uma resposta bem plana.

Monitores para gravação

Para suportar súbitos picos de volume, ao gravar vozes e instrumentos isolados, as caixas devem ser mais potentes que as especificações do espaço normalmente exigiriam. Essa "folga" evita o desgaste excessivo dos monitores nos momentos em que são mais exigidos: passagens de som, gravação de contrabaixo etc.

Monitores para mixagem

Muito mais críticos, por serem os responsáveis pelo som final, os monitores de referência têm que ter uma resposta de freqüências bem plana, para não mascarar o som. É até muito interessante se monitorar a mixagem em diferentes pares de caixas, profissionais e outras, para se "obter uma média" das sonoridades. Soando bem num maior número de caixas, a probabilidade da mixagem soar bem em todo lugar é maior.

Assim, os monitores preferidos pelos estúdios são os modelos "near field" (campo próximo), que ficam a pouca distância do operador, formando com ele um triângulo equilátero. Esses monitores dão muita transparência ao som, sendo ideais para mixagem.

Posicionamento dos monitores

As caixas near field, para mixagem, devem ser posicionadas na altura do ouvido do operador, a aproximadamente cerca 1,5m, formando com ele um triângulo com 3 lados iguais. Os tweeters ficam mais para fora que os falantes de graves, com as caixas na posição horizontal, ou mais para cima que os woofers, com os monitores na vertical.

As caixas de gravação ficam num plano mais alto e mais largo, voltadas para o centro da sala de controle.

Todos os monitores devem ser posicionados simetricamente às paredes laterais da sala para equilibrar a audição da mixagem estéreo.

ESPECIFICAÇÕES DO FABRICANTE:

O Monitor de Estúdio MR6mk3 da Mackie consiste em um monitor de referência amplificado de 2 vias e 6,5" projetado para mixagem e monitoração no seu estúdio doméstico ou de projetos. Ele possui um sistema de guia de onda aprimorado, feito para minimizar reflexos e difrações para um "sweet spot" mais amplo, além de uma porta traseira ajustada para garantir uma resposta de graves uniforme.

O monitor é equipado com drivers e amps combinados para obter um sistema bi-amplificado classe A/B de 65W otimizado. Ele também conta com dois níveis de reforço de graves e com controle de reforço e corte de agudos. Essas configurações podem ser ajustadas para adaptar o monitor compensando as deficiências acústicas que podem existir no seu ambiente de monitoração.

O MR6mk3 foi projetado tendo em mente a flexibilidade e possui entradas de monitor XLR, TRS e RCA. O falante está alojado em um gabinete totalmente de madeira que foi tratado com material de absorção acústica para uma resposta mais consistente. Além disso, o subwoofer de estúdio MR10Smk3 pode ser adicionado para um final de graves estendido e mais potente.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  • Tweeter de domo de seda de 1" com guia de onda
  • Woofer em polipropileno de 6,5"
  • Circuito limitador e com proteção térmica
  • Blindado magneticamente para evitar interferências de RF
  • Baffle moldado de mínima difração

ÍTENS INCLUÍDOS:

  • Mackie MR6mk3 - Monitor de Estúdio Amplificado de 2 Vias de 6,5" (Individual)
  • Cabo de alimentação

 
Resposta de Frequência46Hz - 20kHz, (-3 dB)
SPL105 dB SPL a 1m (+4 dBu na entrada balanceada)
Máx. SPL111 dB SPL a 1m (por par)
TransdutorBaixa frequência: de 6,5 (woofer de cone com curva hiperbólica de 165mm) Alta frequência: de 1 (tweeter de domo de seda de 25mm acionado por magneto de neodímio)
AmplificadorPotência de baixas frequências: 40 Watts, carga de 4 ohm, pico de 80 Watts Potência de altas frequências: 25 Watts, carga de 8 ohm, pico de 50 Watts Tipo: CI monolítico, classe AB com estágio de potência DMOS
CrossoverTipo de crossover: 24 dB/oitava Frequência do crossover: 3.25kHz Sensibilidade: +4 dBu a 300Hz para saída total Impedância de entrada: 20 kOhm ponte balanceado; 10 kOhm não balanceado
EqualizaçãoEQ de baixa frequência: +2 dB/+4 dB a 100 Hz, shelving EQ de alta frequência: +/- 2 dB a 3.25kHz, shelving
Alimentação AC120V AC, 60 Hz (US) Conector macho de 3-pin IEC 250V AC, 16A
Fusível115V AC: T 1,25 AL/250V 230V AC: T 625 mAL/250V
Consumo de Energia120 Watts com música, mixagem alta 7 Watts mudo (inativo)
AmortecimentoAcabamento em curva (Adiabatic)
GabineteMDF de 0,47 polegada (12mm) de espessura com painel frontal em MDF de 0,98 polegada (25mm)
Dimensões323 x 222 x 305mm
Peso7,2kg
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